Empreendedorismo

Um novo jeito de aprender alemão

World Language School – Mais do que uma escola de idiomas

Os proprietários da empresa: a brasileira Isa Felder e o angolano Nelson Adao.

Quem acha que aprender um novo idioma, em especial o alemão, é algo impossível, ainda não conhece a World Language School. Dirigida pela brasileira Isa Felder e o angolano Nelson Adao, a dupla tem como “missão” ajudar os falantes de língua portuguesa a se integrarem dentro da sociedade helvética. Por isso, eles implementaram em 2018 um sistema inovador. As pessoas de língua portuguesa têm a opção de fazer o primeiro nível de alemão todo em português.

A ideia se originou nos idos de 2012. Isa Felder trabalhava como professora de alemão no Centro Brasil Cultural (CEBRAC). Nesta instituição, ela percebeu que a maioria dos brasileiros, independente do grau de estudo, tinham uma grande dificuldade em aprender a língua alemã. Foi quando ela decidiu dar as suas aulas em português. « Percebi que ensinar os temas gramaticais em português acelera o processo de aprendizagem dos alunos. Por meio das técnicas que uso em sala de aula, mesclando o português com alemão, alguns alunos me contam, muito orgulhosos, que já conseguem se virar sozinhos, sem a ajuda do (a) parceiro (a)». A partir daí, ela decidiu expandir a técnica para outros idiomas. Foi quando em 2018, juntamente com o seu grande amigo e ex-colega de faculdade, Nelson Adao, eles abriram a World Language School (WLS).

Os sócios « rasparam » a poupança e investiram todo o dinheiro e tempo na instituição. « Nós acreditamos no nosso trabalho e na nossa filosofia. Tudo o que fazemos visa o benefício dos nossos alunos, pois também já passamos pelo que eles estão passando », diz Isa. E Nelson acrescenta: “Temos visto como os nossos alunos estão se desenvolvendo e conseguindo trabalhos melhores na Suíça”. Os empreendedores ressaltam que não é apenas ensinar um idioma, mas também poder transmitir o pensamento que é inerente de uma cultura para outra.

A World Language School trabalha com profissionais qualificados, que prezam o bem-estar do aluno. « Costumo dizer que somos uma família. Muitas pessoas se sentem bem dentro da escola, pois além de colocar o que foi aprendido na prática, elas têm a possibilidade de fazer amizade com pessoas fantásticas, trocar ideias e se locomover num ambiente tranquilo e acolhedor», diz Isa. Embora metade dos alunos sejam brasileiros, a WLS também tem alunos portugueses, italianos, espanhóis e de outros países da América do Sul.

Embora o carro-chefe seja o alemão, a escola oferece diversos cursos de idiomas como : inglês, francês, italiano, espanhol e português para estrangeiros e português para brasileiros. Além dos cursos de idiomas, a WLS também oferece cursos de meditação, assim como curso de informática, em especial para quem quer abrir uma empresa e não sabe trabalhar com Excel. Um outro diferencial da escola são as parcerias feitas visando o desenvolvimento dos alunos. A WLS conta com o apoio de advogados e coaches na área de pscicologia que, uma vez ao mês, dão consultas a preço popular.

No ano de 2019, o trabalho da WLS foi reconhecido pelas autoridades brasileiras. A escola concorreu com diversos cursos de idiomas suíços, mas devido a qualidade do trabalho e ao comprometimento dos diretores e professores, acabou ganhando a licitação para ser a escola oficial do Consulado Brasileiro em Zurique. Parece que ainda ouviremos, durante muito tempo, falar da World Language School.

www.wlanguageschool.com

info@wlanguageschool.com

Würzgrabenstrasse, nr. 6, 8048 Zürich Altstetten

Leia também