Muitas mães têm medo de viajar com os filhos pequenos. Sofrem por antecipação os perrengues pelos quais imaginam que vão passar. Recebo inúmeras mensagens dizendo que sou corajosa por viajar com minha filha desde que ela era bebê. Viagem com crianças tem lá os seus perrengues sim. Mas tem muito mais alegria e benefícios do que você pode imaginar.
Separei algumas dicas para encorajar você, mãe expatriada, a cair no mundo com seu filho, seja ele ainda bebê, esteja ele um pouco mais crescido. Se você faz parte desse time que tem medo de viajar com as crias e entra em pânico só de pensar nessa possibilidade, aperte os cintos, relaxe e leia essas dicas com atenção. Espero que elas te ajudem a criar aquela coragem que faltava e ganhar o mundo com os pequenos.
Qual o melhor destino para viajar com criança?
Há quem pense que viagem com criança tem que ser pra Disney ou algum resort e por isso desanima. Essas viagens são sempre mais caras e nem sempre temos o tempo suficiente para fazê-las. Mas acreditem, crianças se divertem em qualquer destino. O importante da viagem é a conexão que se cria, o fato de estar em família e fazer coisas juntos. Então a estratégia é deixar qualquer destino interessante também para os pequenos. Mas como fazer isso?
Para que seu filho também possa curtir a viagem, deixe que ele explore os ambientes. Essa é a dica máxima. Permita que ele sinta cada lugar do jeito dele. Selecione alguns passeios especiais para ele também. Vale tudo. Uma pracinha, um parquinho, um aquário, um zoológico e até mesmo museus. Existem muitos museus interativos voltados para crianças e proporcionar isso ao seu filho é, sem dúvidas, um presente muito melhor que qualquer bem material. Ele vai aprender sobre o mundo e, ao seu lado, construir as melhores memórias da infância.
Viajando com minha filha, passei a escolher sempre algum lugar que vai fazer com que ela aproveite a viagem também. O destino sempre é pra nós, mas tento escolher pelo menos um passeio voltado pra ela.
Carro, trem ou avião?
Bom, a escolha do meio de transporte vai depender do tamanho da viagem, certo? Independente de qual seja, é importante saber quanto tempo vai durar o deslocamento e pensar em alternativas para a criança passar esse tempo de uma forma leve e agradável.
Para as viagens de carro, sair perto do horário que a criança faz a soneca, por exemplo, é uma ótima tática para ela dormir durante o trajeto, o que ajuda bastante. Mas mesmo assim, é importante levar alguns itens que ajudem a distrair durante o deslocamento. Isso vale para todas as viagens, seja qual for o meio de transporte.
Para voos longos, nós sempre damos preferência aos voos noturnos, pois assim, é certo de que ela passará a maior parte do tempo dormindo. Ainda assim, é legal montar um kit distração. Separei uma listinha abaixo. Itens que considero essenciais e muito úteis tanto para o deslocamento quanto para os passeios que faremos durante viagem.
- Snacks: é sempre bom ter em mãos um lanchinho pro caso da criança ter fome ou até mesmo pra distrair. Vale até liberar aquela bala ou aquele chocolate que é só de vez em quando, sabe?
- Água: criança tem sede nos horários mais impróprios e ter uma garrafinha de água em mãos é fundamental.
- Livros de história e livros de colorir: esses são itens que ajudam a distrair e que acho ótimo ter em mãos. Aqui em casa, adotamos o livro de colorir pra evitar dar o tablet ou o celular e tem sido um sucesso. Telas, só em último caso mesmo. E não se esqueça da caixinha de giz de cera ou lápis de cor, tá?
- Jogos: outro item que adotamos carregar e que é diversão garantida. Vale dominó, jogo de memória, Uno. Escolha aquele que seu filho gosta mais e leve. Serve pra distrair no avião e também em restaurantes, enquanto espera a comida chegar. O jogo da vez aqui é o Uno e torna-se um momento de diversão pra toda a família.
- Brinquedo favorito: seja uma pelúcia, um carrinho, uma boneca. Aquele companheiro de todas as horas ajuda nos mais diversos momentos. Se ele tem algo que gosta de dormir junto, esse item é indispensável.