Receber amigos e familiares para um jantar, lanche, almoço ou um brunch pode tornar-se um momento maravilhoso que estreitará laços e fortalecerá a comunhão, além de ser um tempo precioso e que certamente se tornará memorável em nossa jornada.
Um simples raminho de alecrim pode fazer milagres! Mesmo uma flor, uma vela ou um jeito diferente de dobrar o guardanapo pode surpreender. Acertar na decoração da casa e da mesa para receber os amigos não é difícil. Porém, receber com charme requer alguns passos importantes que, se forem bem elaborados, irão garantir o sucesso do seu evento ou encontro.
O planejamento
É muito bom receber amigos em casa, mas para isso devemos saber recepcionar e planejar de forma muito especial. Um bom planejamento fará com que você desfrute da melhor maneira possível do seu evento. Comece pela data, horário, número de convidados, cardápio, louças, ornamentação, etc. O planejamento é a chave do sucesso para que você desfrute e evite o alto nível de estresse acarretado pela improvisação. Faça uma check-list e compre tudo o que vai precisar com antecedência. Prepare o básico no dia anterior, esteja feliz por receber e faça tudo com amor.
O menu
Elabore um menu de acordo com o que você gosta e também que agrade os seus convidados. Procure informações sobre a harmonização de sabores e não se esqueça dos valores nutricionais. Se você prefere não cozinhar, terceirize! Utilize o serviço de um chef a domicílio, uma forte tendência nos dias de hoje. Existem muitos profissionais no mercado prontos para te ajudar.
Arrume a mesa
A mesa é o ponto central da sua casa, além disso, mesa posta é sinônimo de amor e cuidado. Arrume a mesa de acordo com o menu escolhido. Portanto, pense em tudo e a todos. Deixe a mesa principal decorada com sousplat, pratos, taças, talheres, guardanapos e acessórios, pois estes deixam o ambiente muito mais charmoso e elegante. Coloque cada coisa no seu devido lugar, atente-se às regras de etiqueta sem perder a sua personalidade. Use e abuse de acessórios, como os guardanapos de tecido, porta-guardanapos, descanso de talheres e marcadores de lugar, objetos responsáveis pelo charme e pela harmonia da sua composição e que refletem a sua atenção especial pelo seu convidado.
Para valorizar ainda mais, faça um menu impresso e no verso coloque a receita de um dos pratos. Use flores frescas nos tons das suas louças, em arranjos baixos que não inviabilizem a comunicação — dica importante: utilize flores sem perfume para os arranjos da mesa. Claro que um belo aparelho de jantar compõe a mesa, mas se você não tem peças iguais ou suficientes para todos os convidados, brinque com texturas e cores. Lembre-se que: “Se o lar é onde o coração está, a mesa é onde o coração se forma!”
A organização
Perfume a casa, cuide do frescor e leveza do ambiente. As flores frescas também devem estar presentes nos diversos ambientes, já que são fundamentais para uma boa recepção. Spray aromatizador de ambiente, velas e difusores de aroma dão as boas vindas aos seus convidados. Monte um aparador na entrada da sua casa e, se tiver espaço suficiente, recepcione seus convidados com um mimo ou uma taça de um bom espumante.
Mantenha as luzes de forma aconchegante e adequada ao ambiente. A área da mesa de jantar deve estar bem iluminada, contudo, nunca com luz branca. O restante da sala deve ter apenas a iluminação ambiente, e candeeiros de mesa junto ao sofá são sempre bem-vindos. Escolha uma lista de músicas que você e seus convidados curtem.
Organize e decore o seu lavabo, ele merece uma atenção especial, pois faz parte do seu evento. Flores, toalhas de mão e difusores de aroma são essenciais. Disponibilize um kit básico com analgésicos, creme de mão, escovas, lenço de papel e objetos úteis, que podem ser de uso dos convidados — nada de objetos em excesso, é apenas o necessário.
Relaxe, a casa é sua! Esteja feliz, isto reflete no seu ambiente!
A recepção
Esteja pronto(a) antes dos seus convidados e familiares chegarem. Receba-os com alegria e demostre o quanto você está feliz pela chegada deles. Mostre a eles os pontos principais como a sala, o lavabo, etc. Sirva entradas finger foods — alimentos fáceis de manusear sem talheres, para serem consumidos diretamente com as mãos — que você possa deixar em lugares estratégicos. Monte um cantinho de bebidas para facilitar a sua vida e a de seus convidados. Use dispensers ou belas jarras (nada de PET) para que todos se sirvam a vontade. Águas saborizadas com gelos especiais de flores e frutas encantam a todos.
Aconchegue os convidados após a refeição. Café e sorrisos encerram este encontro especial. Para além do café, opte por selecionar diferentes aromas de chá e deixe-os numa mesa, à espera que alguém sinta que é o momento certo para ali encontrar conforto e prolongar as conversas.
Receber com charme é uma arte. Para elaborarmos uma recepção agradável, basta que além de todos os requisitos acima citados, tenhamos muito bom humor e carinho, para que os convidados deixem a nossa casa totalmente contagiados. Mas nem tudo é regra, afinal, um toque de descontração pode fazer toda a diferença para que os convidados sintam-se bem-vindos.
Por Aliane Warmbrodt
Table Design, Personal Welcome e palestrante — faz consultoria, cursos e workshops sobre A Arte em Receber.