O que é
De acordo com a Associação Americana de Marketing, “Branding/Marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o produto ou serviço de um vendedor e o distingue dos de outros vendedores”.
Mas… Uma marca não é feita apenas de fontes, uma paleta de cores e um logotipo. Esses itens fazem parte de uma marca, e formam a identidade dela. A identidade e a parte “visível” da sua marca, a parte que as pessoas – possíveis clientes – podem ver.
Porém, a base de uma marca é a história por trás dela. E através dessa história que você vai se conectar com seu clientes, e vai fazer com que eles se apaixonem pela sua marca, e pelo que ela representa.
Quando eu trabalho com meus clientes para criar uma estratégia de marca (“brand strategy”) e um website, a primeira coisa que fazemos é buscar essa história. Uso um questionário chamado “Consciência de marca” (Brand Awareness). Através desse questionário, meu cliente tem a oportunidade de refletir sobre o que deseja transmitir com a sua marca. Eu divido esse “exercício” em 4 elementos-chave:
-
- Seu Propósito: Saber os “porquês” do seu business existir é fundamental para que você se conecte com seus clientes. Eles querem saber por que “você” existe, o que te move a criar seus serviços e/ou produtos.
- Seus Valores: Quando você sabe os valores que guiam a sua vida, fica mais fácil tomar decisões relacionadas ao seu negócio. Identificar seus valores também vai ajudá-la a decidir quem é o seu cliente ideal, o que vai ajudá-la a desenvolver uma estratégia de marketing eficiente.
- Sua Missão: Que impacto você adoraria fazer na vida dos seus clientes? Pense sobre mudar vidas. Seus clientes tem várias razões pelas quais deseja/precisa dos seus serviços/produtos, mas tenha certeza de que um desses motivos e para que eles possam melhorar suas vidas de alguma forma. Desse modo, sua missão é o impacto e a diferença que você/seu produto/seu serviço vai fazer na vida dessas pessoas.
- Seu Manifesto: Seu manifesto é uma declaração do que é importante para você, seus princípios e também uma chamada à ação para seus clientes em potencial. Lembra do filme “Jerry Maguire”? No filme ele diz que “relacionamentos pessoais são a chave para um negócio de sucesso.” Você quer que seus clientes em potencial saibam que você entende quais sãos seus medos, e que os desafiará e ajudará a superarem esses medos, se tornando melhores versões de si mesmos. Seu manifesto será algo que irá te ajudar a conectar com seus clientes profundamente.
Criar sua marca/branding não é usar uma forma de bolo e só mudar o recheio ou a cobertura. É importante ter clareza da história por trás da sua marca, e o que a faz especial. Quando você tiver esses elementos definidos, você (e sua marca) está pronta para conquistar seu espaço no mercado e conectar com seus clientes ideais.
E isso é exatamente o que uma boa marca faz.
Vamos pensar na sua branding juntas e criar uma marca que seus clientes vão AMAR?
Daniela é brasileira-mineira e mora no País de Gales há 11 anos. Ama tudo sobre tecnologia e websites. Ex-professora de inglês e teacher trainer, mas “uma vez professora, sempre professora” e além de web designer, é fundadora e mentora do Programa VEM – Você, Empreendedora pelo Mundo, um programa de empreendedorismo passo-a-passo (e comunidade) para brasileiras que vivem no exterior e que querem se tornar, ou já são, empreendedoras.